Imprimir Canil Haras La Pampa
09/12/2017
O que você deve fazer pela saúde do seu cão

O que você deve fazer pela saúde do seu cão

Dicas do HLP

Cuide da saúde do seu cão!

 

Quando entregamos um filhote ao seu novo dono, ele foi vacinado, vermifugado e está protegido contra "ectoparasitas", ou seja, carrapatos, pulgas piolhos, etc.

 

Na Carteira de Vacinação, são feitas todas as anotações relativas a essas proteções, com datas, nome dos medicamentos, etc.

 

Mas de nada adiantará essa nossa preocupação, se o novo proprietário não zelar pela saúde do seu amigo como deve.

 

Os filhotes devem tomar três doses da vacina conhecida como "V10", aos 45, 66 e 87 dias, que os protegem contra Cinomose, Hepatite, Adenovirus Tipo 2, Parainfluenza, Parvovirose, Coronavirose e Leptospirose (4 tipos), e aos 108 dias, a vacina anti-rábica. Depois disso deve ser feito um reforço anual das duas vacinas, e assim o seu cão estará imunizado e protegido, o que é extremamente importante e necessário.

 

Verminose é outro problema que costuma acometer os filhotes e cães adultos, e para mantê-los saudáveis, e os seus donos também, porque os vermes contaminam todos que estão no ambiente, eles devem ser vermifugados com produtos específicos, pelo menos a cada 60 dias (esse é o nosso protocolo no canil, mas o seu veterinário pode orientá-lo de forma diferente, e você deve seguir as suas recomendações).

 

Os vermes são chamados de "endoparasitas", mas existem outros tão ou mais perigosos, os "ectoparasitas", que são representados pelos carrapatos (que existem no campo e na cidade também!), as pulgas, piolhos, etc. Existem doenças transmitidas pelo carrapato que podem causar muito mal ao seu cão, e deixar sequelas definitivas ou mesmo levá-lo à óbito, então a palavra de ordem é prevenção! Estão disponíveis no mercado vários produtos de qualidade para a proteção dos animais, e periodicamente eles precisam utilizá-los. Não vacile em relação a essa proteção!

 

Outro aspecto relevante para a saúde do seu animal é a alimentação. Especialmente nos primeiros anos de vida de um cão é super importante que ele receba ração de primeira qualidade (veja na embalagem se está marcado super premium), como forma de proporcionar-lhe um desenvolvimento adequado, com ossos e articulações fortes, fundamentais para raças de alta energia como o ACD.

 

Evite oferecer ao seu cão petiscos industrializados, ossos defumados, etc. Não fazem bem algum, e podem, ao contrário, fazer muito mal pelos altos índices de sódio, por exemplo, que costumam conter.

 

Quer prevenir o tártaro dentário do seu cão, dê-lhe ossos de boi para roer; peça no açougue para serrarem um pedaço de fêmur bovino, normalmente não cobram nada, e você vai ver dentes super brancos e saudáveis; assim evitarás uma sessão bastante cara no veterinário para a limpeza do tártaro.

 

Finalmente, na dúvida, busque informação com pessoas que entendem do assunto; normalmente elas são o seu veterinário e o criador que lhe vendeu o filhote, e se ainda ficar na dúvida, pesquise, leia, e não faça nada por impulso ou atendendo a apelos publicitários, ok?

 

Aqui no Canil HLP temos sempre muito prazer em atender os clientes, mesmo depois de anos, para orientá-los e ajudá-los em tudo o que necessitem.